top of page
Buscar

Por que a ansiedade dificulta o emagrecimento

  • Foto do escritor: Ariana Christófaro
    Ariana Christófaro
  • 5 de out.
  • 2 min de leitura
ree

Olá leitores!!! Hoje vamos falar de um tema de grande importância por aqui, a interferência da ansiedade no ganho de peso. Já sabemos que a ansiedade causa ou intensifica diversos sintomas que nos incomodam, mas vocês sabiam que ela também pode atrapalhar aqueles que querem perder ou controlar o peso? Confira os motivos a seguir: 


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a obesidade é considerada uma doença crônica de difícil controle, suas causas são multifatoriais, podendo se destacar a genética, a ausência de atividades físicas, e os componentes psicológicos e socais como fatores determinantes de sua ocorrência. 


Além dos prejuízos físicos, a obesidade também pode causar alterações comportamentais. É comum que pessoas obesas sejam alvos de discriminação ou preconceito, o que contribui ainda mais para o surgimento de transtornos psicossociais. 


Entre os obesos é comum encontrar o transtorno de compulsão alimentar, que ocorre quando uma grande quantidade de alimento é ingerida num curto período de tempo, sempre acompanhada das sensações de descontrole e culpa. 


E essa compulsão alimentar não diagnosticada ou não tratada poderá levar a obesidade!!! 


Por sua vez, esse comer compulsivo costuma estar relacionado a doenças psiquiátricas mais comuns, entre elas: a ansiedade. O ato de comer passa a ser justificado como um meio de diminuir a ansiedade, sendo assim, o ansioso terá um ganho de peso proporcional aos episódios de crises ansiosas que surgirem. 


Vale destacar que a insatisfação corporal e a busca incessante por padrões estéticos de beleza tendem a intensificar ainda mais os níveis de ansiedade, o que só faz com que os episódios de alimentação compulsiva também aumentem. 


Além da compulsão alimentar, a ansiedade também tende a diminuir a motivação nos indivíduos, fazendo com que desistam de seguir uma rotina de exercícios físicos e manter hábitos de vida mais saudáveis;


Não menos importante, a ansiedade também pode aumentar a liberação de alguns hormônios do estresse no organismo - como o cortisol - que atrapalha na metabolização dos alimentos ingeridos. Ou seja, um corpo ansioso e estressado realmente armazena mais gordura e perde mais massa muscular. 

Mas então, o que devemos fazer para reduzir a ansiedade?


Para reduzir a ansiedade e a produção em excesso de cortisol no organismo podemos utilizar estratégias simples em nossas rotinas, como: caminhar alguns minutos ao ar livre diariamente, fazer atividades de relaxamento (yoga ou meditação), prezar pela qualidade do sono e praticar atividades físicas regulares. 


  • É necessário estipular pequenas metas tangíveis no seu processo de emagrecimento, que devem ser comemoradas sempre que atingidas. Não adianta traçar metas irreais ou muito complicadas, os pequenos passos precisam ser valorizados. 


  • As mudanças lentas e contínuas tendem a durar mais do que as repentinas e agressivas, o cérebro tem mais facilidade de se adaptar aos poucos a uma nova rotina de alimentação saudável e exercícios físicos. Seja gentil consigo mesmo!


E se mesmo com as dicas mencionadas você se sente ansioso e com dificuldade para evoluir em seu processo de emagrecimento ou controle do peso procure por ajuda psicológica, as terapias podem te auxiliar na busca pelo equilíbrio de corpo e mente saudáveis.


Para vivenciar o processo com ajuda de um especialista entre em contato agora mesmo com Psicóloga Ariana C Fernandes

 
 
 

Comentários


bottom of page